domingo, 25 de outubro de 2009

Bem-estar animal? Sim! Mas com um público bem informado.

A autora deste vídeo pretende chamar a atenção para o bem-estar animal, num dos países maiores produtores de aves/ovos.

A produção de ovos, com galinhas em baterias, veio incrementar a saúde animal e humana(controlo de coccidiose nas poedeiras e ovos com menor probabilidade de contaminação bacteriana, por ausência de contacto com as fezes). No entanto, o confinamento das galinhas produziu graves problemas de bem-estar animal, agora aliviado por maior espaço vital para cada animal.
A produção caseira é uma alternativa, sob esse ponto de vista, mas necessitaria de um controlo sanitário e higienização incompatível com a produção industrial a baixo custo para competir nos mercados.

Os frangos de campo, embora não comparáveis à produção caseira para consumo caseiro, permitiu um stresse produtivo menos intenso!

O H5N1 não deve ser esquecido pelo aparecimento do H1N1. E mesmo a este, embora se deve aligeirar medidas administrativas obstaculizantes,não deve ser empolgado, até porque existem suspeitas fundadas do contacto por centenas de milhares de pessoas, sem problemas maiores. Pior seria se a pressão de circulação do vírus determinasse uma mutação com aumento de virulência para o homem.

Milhares de pessoas com fracos recursos ficariam (ainda mais) privados de alimento essencial, se o preço dos produtos/derivados aumentasse. Também não queremos pandemias com mortalidade significativa.

A moderação deve imperar tanto nos produtores como nos consumidores, e assim como nos ambientalistas e políticos mais zelosos!

Haja Bom Senso!E parabéns à autora do vídeo,mas tendo esta reflexão presente!



-------- Mensagem Original --------
Assunto: vídeo Bem-estar animal - FURB
Data: Sun, 25 Oct 2009 18:16:03 +0300
De: Grupo Anima Vita FURB


Olá Colegas,

Sou cadêmica de Medicina Veterinária na FURB e voluntária da APRABLU. Gostaria de fazer um pedido pra vcs!!!
Estou participando de uma premiação da WSPA sobre o tema de Bem-estar na produção animal.
Na última fase desta premiação tivemos que elaborar um vídeo e colocá-lo no youtube. O vídeo tb envolve o tema da produção de ovos caipira.
As visualizações contam pontos pro meu grupo da FURB!
Acessem e confiram! Quem puder encaminhar para seus amigos (desculpa o abuso), ficaria muito GRATA!

http://www.youtube.com/watch?v=n9k7bLkhLUA


Obrigada!!!

Abração gente,
Anna Júlia Girardi